UE pede ação imediata contra a corrupção na Ucrânia
- ATUALIDADES Internacionais

- 1 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

UE: Ursula von der Leyen | Países (27) Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Romênia, Suécia | Em Processo de incorporação (5): Turquia, Macedônia, Montenegro, Sérvia, Albânia | Espaço de circulação sem fronteiras, tem por princípios a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de direito, a promoção da paz e da estabilidade.fonte:european-union.europa.eu
Por: ATUALIDADES | 01 julho 2022 | 11h20
O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, afirmou na semana passada ao Presidente americano, Joe Biden, e a outros líderes do G7 desejar reconstruir o país e que a guerra termine até o final do ano. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que a Ucrânia fez progressos em sua agenda de reformas e criou uma impressionante máquina anticorrupção, mas acrescentou que agora essas instituições precisam de "dentes".
Nesta sexta-feira (1) a Presidente comentou que a Ucrânia está progredindo em direção ao seu objetivo de se tornar um Membro, porém, ainda há algum caminho a percorrer necessitando promover a confiança empresarial com a nomeação de altos funcionários anticorrupção. “A Ucrânia tem uma perspectiva europeia muito clara e os próximos passos estão ao seu alcance, mas, exigirão trabalho duro", disse ela.
Von der Leyen elogiou o país por ser o único parceiro da UE na Europa Oriental a ter adotado uma lei para quebrar o controle dos oligarcas que influenciam na vida econômica e política e, no momento, terá que se concentrar na implementação desta lei de uma maneira legalmente sólida. Ressaltou que “o novo chefe do Gabinete do Procurador Especializado Anticorrupção e o novo diretor do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia devem ser nomeados o mais rápido possível".






Comentários