top of page

Partido Populista Pheu Thai vence na Tailândia e Ex-primeiro-ministro retorna após 15 anos no exílio


TAILÂNDIA: Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun | PIB: 505,9 bilhões USD | Localização: Sudeste da Ásia, na fronteira com o Mar de Andaman e o Golfo da Tailândia, a sudeste de Mianmar | Países fronteiriços (4): Mianmar 2.416 km; Camboja 817 km; Laos 1.845 km; Malásia 595 km | Litoral: 3.219 km.fonte:factbook.cia,worldbank.org,factbook.cia


Por ATUALIDADES Internacionais Z 22 agosto 2023 | 12h08




Nesta terça-feira (22), o milionário do setor imobiliário do Partido Populista Pheu Thai, Srettha Thavisin, ganhou confortavelmente as eleições parlamentares como 30º Primeiro-ministro da Tailândia, após a rejeição militar ocorrida nas eleições do início do ano. Apesar de Parlamentares acusarem esta ação pública de traição aos votos, com o objetivo de encerrar as desavenças políticas a meta do novo Primeiro-ministro será formar uma coalisão com os 11 Partidos nacionais, incluindo dois pró-militares afiliados ao Prayuth Chan-ocha.


O Partido social-democrata de esquerda Move Forward que venceu em maio e se opõe a qualquer influência da Junta Militar foi excluído da coalizão. Esta união apoiará a plataforma vencedora que pretende apresentar Emendas à Constituição democratizando o país, encerrar o serviço militar obrigatório, impulsionar a economia e as relações de trabalho, porém, nada foi declarado sobre a Lei de Difamação.


A votação ocorreu horas após a chegada do Ex-primeiro-ministro de 74 anos Thaksin Shinawatra que estava autoexilado durante 15 anos, para responder às acusações criminais e o cumprimento de uma pena de oito anos ao ser banido no golpe militar de 2006. Sua irmã do mesmo Partido, Yingluck Shinawatra, foi deposta pelo Chefe do Exército Prayuth Chan-ocha, atual Primeiro-ministro, em 2014.

 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page