Ucrânia pretende iniciar os julgamentos dos crimes de guerra
- ATUALIDADES Internacionais

- 12 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

UCRÂNIA: Volodymyr Zelensky | PIB: 155.582 US$ | Localização: Europa Oriental, na fronteira com o Mar Negro, entre a Polônia, Romênia e Moldávia a oeste e a Rússia a leste | Países fronteiriços: Bielorrússia 1111 km, Hungria 128 km, Moldávia 1202 km, Polônia 498 km, Romênia 601 km, Rússia 1944 km, Eslováquia 97 km | Litoral: 2.782 km. fonte:cia.gov; paises.ibge.gov.br
Por: ATUALIDADES | 12 maio 2022 | 10h30
O Tribunal Penal Internacional abriu as investigações de crimes de guerra na Ucrânia em março a pedido de 39 países, incluindo todos os estados membros da EU, após a Ucrânia constatar a denúncia de civis que relataram assassinatos, estupros e torturas, cometidas pelas tropas russas. O principal Promotor da Ucrânia acusou um soldado russo 21 anos, comandante da 4ª Divisão de Tanques de Guardas, como um dos suspeitos identificados de matar um civil ucraniano desarmado na vila de Chupakhivka, no nordeste do país.
Os advogados informaram que receberam relatórios de mais de 10.000 supostos crimes de guerra e identificaram 622 suspeitos. O soldado russo é acusado de ao estar fugindo com outros quatro soldados em um carro roubado quando disparou com uma Kalashnikov, pela janela do carro, contra um homem de 62 anos que estava andando de bicicleta na calçada perto de sua casa, para que ele não os denunciasse às tropas ucranianas.
O Representante do Centro Ucraniano para as Liberdades Civis, Volodymyr Yavorskyy, disse que a organização acompanhará de perto o julgamento para que todos os procedimentos judiciais sejam adequados, mesmo durante a guerra. Concomitantemente, o Conselho de Direitos Humanos da ONU realizará uma sessão especial na quinta-feira, no mesmo dia da reunião do Conselho de Segurança da ONU, ocasião em que os líderes da França e do México pretendem solicitar ao Departamento de Assuntos Humanitários da ONU e ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, qual o efetivo posicionamento da ONU em relação à guerra na Ucrânia, neste momento.






Comentários