Ucrânia - Holomodor é comemorado com o sentimento de que um novo genocídio aproxima-se
- ATUALIDADES Internacionais

- 1 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

UCRÂNIA: Volodymyr Zelensky | PIB: 155.582 US$ | Localização: Europa Oriental, na fronteira com o Mar Negro, entre a Polônia, Romênia e Moldávia a oeste e a Rússia a leste | Países fronteiriços (7): Bielorrússia 1111 km, Hungria 128 km, Moldávia 1202 km, Polônia 498 km, Romênia 601 km, Rússia 1944 km, Eslováquia 97 km | Litoral: 2.782 km. fonte:factbook. cia,países.ibge,foto:holodomormuseum.org.ua
Por: ATUALIDADES | 01 dezembro 2022 | 08h55
O extermínio por fome provocado pela Rússia na Ucrânia de 1932 a 1933, denominado Holomodor, foi reconhecido como crime contra a humanidade pela ONU em 2003 e pelo Parlamento Europeu em 2008. Os ucranianos comemoram este genocídio no terceiro sábado de novembro em memória aos milhões vitimizados e neste ano, a solenidade teve um pesar diferente, uma vez que, para a nação a história se repete.
Na comemoração do 90º aniversário no dia 26 de novembro na cidade de Kiev, na presença dos Primeiros-ministros da Polônia, Mateusz Morawiecki, e da Bélgica, Alexander De Croo, o Chanceler alemão Olaf Scholz afirmou que "a fome nunca mais deve ser usada como arma. Não podemos tolerar o que estamos testemunhando: a pior crise alimentar global em anos com consequências terríveis para milhões de pessoas, do Afeganistão a Madagascar, do Sahel ao Chifre da África".
Na ocasião, o Ministério da Defesa ucraniano declarou que "qualquer um pode ver o terror que a Rússia está infligindo ao povo ucraniano... Desta vez, o roubo e destruição de grãos está causando fome fora das fronteiras da Ucrânia, em alguns dos países mais pobres do mundo”. Na mesma data, o Ministério de Relações Exteriores comunicou que "a guerra de agressão genocida da Rússia persegue o mesmo objetivo do genocídio de 1932-1933: a eliminação da nação ucraniana e de seu estado”.






Comentários