UCRÂNIA E RÚSSIA – UM POSSÍVEL ACORDO DE CESSAR-FOGO
- ATUALIDADES Internacionais

- 17 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2022

CESSAR-FOGO: ordem ou sinal determinante de suspensão da execução do tiro; interrupção ou fim das hostilidades entre nações ou partidos em guerra; acordo que define os termos dessa interrupção (momentânea ou definitiva) de hostilidades; trégua em conflito ou disputa. fonte:infopédia
Por: ATUALIDADES | 17 março 2022 | 09h50
Após vinte e um dias de guerra, nesta quarta-feira os representantes diplomáticos da Ucrânia e da Rússia despontaram ser possível uma negociação de paz nesta nova rodada de negociações. Progressos foram considerados pelas partes em conflito, mas mediante as graves ofensivas russas os ucranianos temem que o acordo venha a ser uma lacuna para a realização de uma reorganização militar.
Para que ocorra um cessar-fogo e a retirada das tropas russas do país vizinho, o acordo elenca 15 pontos para que se termine com a guerra. Dentre eles, a Ucrânia deve renunciar à adesão da OTAN, declarar neutralidade e aceitar os limites definidos pela Rússia relativamente às forças armadas, não abrigar bases militares estrangeiras ou receber armamentos em troca de proteção do Ocidente e de países inscritos na OTAN - como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Turquia - preservar o russo como língua falada no país, entre outros.
A Rússia deseja que a Ucrânia tenha o mesmo estado de neutralidade que a Áustria e que a Suécia, sem qualquer armamento militar, protegendo seu território de futuros ataques. Em contrapartida, a Ucrânia impõe nos termos a discussão sobre a real posse da Criméia, anexada, e de Donetsk e de Lugansk, declaradas independentes, que atuam como braços estendidos do país russo na Ucrânia.






Comentários