Turquia suspende sua oposição contra Suécia e Finlândia na OTAN e Rússia envia recado à Cúpula
- ATUALIDADES Internacionais

- 29 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 30 PAÍSES | Pacto de defesa múltipla garantindo a liberdade e segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.fonte,foto:nato.int.
Por: ATUALIDADES | 28 junho 2022 | 11h50
Nesta terça-feira (28) durante o Encontro da OTAN em Madri, após semanas de negociações diplomáticas o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, assinou um memorando concordando em suspender sua oposição à adesão da Suécia e da Finlândia na OTAN. A Turquia saudou o acordo como um grande triunfo contra os grupos rebeldes e o Secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, declarou que "agora temos um acordo que abre caminho para a Finlândia e a Suécia se juntarem à OTAN. Uma decisão histórica".
Na segunda-feira, um ataque de mísseis russos em um shopping na cidade ucraniana de Kremenchuk foi considerado como um lembrete à Ucrânia e ao mundo, e alguns o viram como uma mensagem direta de Moscou, porque o G7 se reunia discutindo a guerra na Ucrânia na Alemanha, pouco antes da reunião da OTAN na Espanha.
Durante a abertura da Cúpula, a agência espacial estatal russa Roscosmos se fez presente divulgando imagens de satélite e coordenadas da sala onde estava sendo realizada a conferência em Madri, assim como, imagens da Casa Branca, do Pentágono, da sede do governo em Londres, Paris e Berlim. A mensagem solicitava que declarassem a Rússia como inimiga da Cúpula e que o país enviava coordenadas precisas para distanciar quaisquer dúvidas.






Comentários