Turquia não resolveu mas agradou mundialmente
- ATUALIDADES Internacionais

- 18 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

TURQUIA: Recep Tayyip Erdogan | PIB 720.098 US$ | Localização: Sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, na fronteira com o Mar Negro, entre a Bulgária e a Geórgia, e na fronteira com o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo, entre a Grécia e a Síria | Países fronteiriços (8): Armênia 311 km; Azerbaijão 17 km; Bulgária 223 km; Geórgia 273 km; Grécia 192 km; Irã 534 km; Iraque 367 km; Síria 899 km | Litoral: 7.200 km.fonte:cia.factbook;paises.ibge;foto:cia. factbook.
Por: ATUALIDADES | 18 abril 2022 | 11h30
Em consequência dos esforços da Turquia para acabar com a guerra na Ucrânia, Ancara conquistou a amizade de muitos países por sua iniciativa. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, como a maioria dos líderes mundiais também condena o ataque da Rússia à Ucrânia e ao iniciar a guerra fechou o acesso ao Mar Negro para a maioria dos navios de guerra russos, na tentativa despertar a Rússia para a gravidade que a invasão estava alcançando e refrear Putin.
As ações do Presidente Erdogan foram proativas e bem aceitas por Paris, Bruxelas e Washington, ocorrendo concomitantemente com outras atuais tentativas de reparação de relações internacionais, também mediadas por ele, como as negociações com a Armênia e Israel.
Para Ancara, o apoio à guerra foi bem aceito por todos que visam o fim da guerra e revelou à Turquia que as relações globais também mudaram e portas estão abertas para relacionamentos internacionais futuros melhores, podendo serem restabelecidas relações conflitosas desgastadas e antigas. O Presidente Erdogan ainda afirma o que declarou às delegações russa e ucraniana em seu breve discurso antes das negociações de paz em Istambul: "Não há perdedores com a paz".






Comentários