Turquia combate violência curda
- ATUALIDADES Internacionais

- 30 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

TURQUIA: Recep Tayyip Erdogan | PIB 720.098 US$ | Localização: Sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, na fronteira com o Mar Negro, entre a Bulgária e a Geórgia, e na fronteira com o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo, entre a Grécia e a Síria | Países fronteiriços (8): Armênia 311 km; Azerbaijão 17 km; Bulgária 223 km; Geórgia 273 km; Grécia 192 km; Irã 534 km; Iraque 367 km; Síria 899 km | Litoral: 7.200 km.fonte:cia.factbook;paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 30 maio 2022 | 10h30
A população do Curdistão - trad. povo da montanha - originária do Oriente Médio como parte do Império Turco-Otomano, aproximadamente 35 milhões de pessoas espalhadas pelos 450.000 km2 de montanha entre o Irã, a Turquia, a Síria e o Iraque, é a maior nação sem estado territorial atualmente.
O povo curdo deseja conquistar sua independência política e territorial que vem sendo combatida pela Turquia e pelo Iraque. O enfrentamento à Suécia e à Finlândia pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tem fundamento no acirrado combate do país às violentas forças curdas na região, uma vez que, os turcos têm se empenhado em expulsar o grupo militante curdo PKK, do Curdistão iraquiano.
As relações diplomáticas entre a Turquia e o Irã têm sido marcadas pela combinação da competição e da cooperação e, mediante as análises de internacionalistas do Oriente Médio, as atenções se voltam para um possível agravamento da violência na região, à medida que os militares turcos se aproximam do grupo e seus membros tendem a recuar para o Irã.






Comentários