top of page

TERCEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES ENTRE UCRÂNIA E RÚSSIA


TURQUIA: Recep Tayyip Erdogan | PIB 720.098 US$ | Localização: Sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, na fronteira com o Mar Negro, entre a Bulgária e a Geórgia, e na fronteira com o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo, entre a Grécia e a Síria | Países fronteiriços (8): Armênia 311 km; Azerbaijão 17 km; Bulgária 223 km; Geórgia 273 km; Grécia 192 km; Irã 534 km; Iraque 367 km; Síria 899 km | Litoral: 7.200 km.fonte:cia.factbook;paises.ibge;foto:cia. factbook.




Por: ATUALIDADES | 28 março 2022 | 12h00



Neutralidade é uma promessa antiga nas negociações internacionais, em 1991 a Ucrânia prometeu neutralidade quando obteve a independência, mas, desistiu após a anexação da península da Crimeia pela Rússia, em 2014. Mediante a ameaça russa na Ucrânia, até os países europeus tradicionalmente neutros estão repensando em aderir à aliança militar e o grande questionamento que paira na Europa consiste em: Será que tal neutralidade serve à Ucrânia?


Os dois países se encontraram pessoalmente em três ocasiões para negociarem o cessar-fogo - em 28 de fevereiro, 3 de março e 7 de março - em Belarus, e no dia 10 aconteceu uma reunião em Antalia entre os Ministros das Relações Exteriores de Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba. A nova rodada de negociações na Turquia durará três dias, de 28 a 30 de março.


O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que tenta mediar um acordo, disse na sexta-feira que nas negociações entre Kiev e Moscou "pode-se dizer que há acordos em algumas questões". Entre estas, citou a desistência da Ucrânia em aderir à Otan, o reconhecimento do russo como idioma co-oficial, bem como, concessões em relação à desmilitarização e segurança coletiva, porém, a Ucrânia não estaria disposta a negociar a cessão da Crimeia à Rússia, nem a reconhecer a independência das regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page