top of page

Sérvia poderá ser o primeiro operador de mísseis chineses na Europa


SÉRVIA: Aleksandar Vučić | PIB: 53.335 US$ | Localização: Sudeste da Europa, entre a Macedônia e a Hungria | Países fronteiriços (8): Bósnia e Herzegovina 345 km; Bulgária 344 km; Croácia 314 km; Hungria 164 km; Kôsovo 366 km; Macedônia do Norte 101 km; Montenegro 157 km; Romênia 531 km | Litoral: 0 km.fonte:factbook.cia;países.ibge;foto: factbook.cia



Por: ATUALIDADES | 11 abril 2022 | 11h55



Seis aviões de transporte Y-20 da Força Aérea Chinesa pousaram no aeroporto Nikola Tesla de Belgrado no início do sábado, supostamente carregando sistemas de mísseis terra-ar HQ-22 para os militares sérvios. O sistema de mísseis chinês tem sido comparado ao Patriot americano e aos sistemas de mísseis terra-ar S-300 russos, desta forma, a Sérvia será o primeiro operador dos mísseis chineses na Europa.


Embora os sérvios tenham votado a favor de Resoluções da ONU, que condenam os ataques russos na Ucrânia, o país se recusou aderir a sanções internacionais contra seus aliados em Moscou ou a criticá-los abertamente.


Há temores de que o armamento da Sérvia pela Rússia e pela China possa encorajar o país balcânico a outra guerra, especialmente contra sua antiga província de Kosovo que proclamou a independência em 2008. Sérvia, Rússia e China até hoje não reconheceram Kosovo como um Estado independente, mas, seus países vizinhos, os Estados Unidos e a maioria dos países ocidentais que já o fizeram.





 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page