top of page

Signatários do Tratado Sobre a Proibição de Armas Nucleares se reúnem pela primeira vez

Atualizado: 5 de jan. de 2023


Conselho de Segurança da ONU: Rússia | O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros: 5 permanentes e 10 não-permanentes, que são eleitos para mandatos de dois anos | Membros permanentes: Estados Unidos da América; Federação Russa; França; Reino Unido e República Popular da China | Membros não-permanentes: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Indonésia, Kuwait, Peru, Polónia, República Dominicana. fonte: https://unric.org/pt



Por: ATUALIDADES | 22 junho 2022 | 15h30




Preocupados com os reflexos do uso das armas nucleares no passado, em 1970 entrou em vigor o multilateral Tratado de Não Proliferação Nuclear – TNP, envolvendo 190 países, com o objetivo de limitar o armamento nuclear e impedir a proliferação de sua tecnologia, com exceção dos Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China que já o possuíam. A princípio ele foi negociado por um prazo de 25 anos, mas foi prorrogado por tempo indeterminado e ainda hoje vigora e é motivo de questionamento por parte de alguns países.


Mediante possíveis ameaças do uso de armas nucleares atualmente, a ONU iniciou negociações para a elaboração de um novo Tratado sobre a proibição de armas nucleares mais amplo que proibisse o desenvolvimento, testes, posse e o uso de armas nucleares, passando este a vigorar em janeiro do ano passado.


Os Estados que aderiram ao pacto reuniram-se para um primeiro encontro nesta terça-feira (21), em Viena, com a finalidade de estruturar um plano de ação cooperativa para os países signatários. Países como a Alemanha, Noruega, Holanda e Austrália, não signatários, acompanharam a reunião como observadores, porém, os cinco Estados com armas nucleares já reconhecidos – Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos - se opuseram ao acordo, dizendo que ele ignora as ameaças de segurança que os países enfrentam hoje.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page