Romênia - Primeira Conferência Internacional sobre Ciberdiplomacia
- ATUALIDADES Internacionais

- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

REPÚBLICA SOCIALISTA DA ROMÊNIA: Klaus Iohannis | PIB: 248.716 US$ | Localização: Sudeste da Europa, na fronteira com o Mar Negro, entre a Bulgária e a Ucrânia | Países fronteiriços (5): Bulgária 605 km; Hungria 424 km; Moldávia 683 km; Sérvia 531 km; Ucrânia 601 km | Litoral: 225 km.fonte:factbook.cia,países.ibge
Por: ATUALIDADES | 18 maio 2022 | 10h30
Com os ciberataques sofridos pela Ucrânia na guerra com a Rússia, a vulnerabilidade cibernética chamou a atenção internacionalmente para a prioridade na resolução desta lacuna na segurança e defesa dos países. Na última terça-feira ocorreu a Primeira Conferência Internacional sobre Ciberdiplomacia organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática - ICI Bucareste, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Romênia, intitulada “Construindo a digitalização global: criando confiança e segurança por meio da ciberdiplomacia”.
O evento reuniu embaixadores, acadêmicos e especialistas da comunidade internacional cibernética e de defesa, e teve como objetivo promover a excelência em pesquisa e inovação na Romênia. Integrando-a regionalmente e internacionalmente na pesquisa cibernética, elogios foram direcionados ao país por suas contribuições à Organização e pela forma como o compromisso de defesa cibernética da OTAN tem sido implementado.
O Vice-secretário-geral da OTAN, Mircea Geoană, em seu discurso abertura declarou: “À medida que aumenta a nossa dependência diária de ativos digitais, aumenta também a nossa vulnerabilidade a ciberataques e incidentes. Sendo Isso demonstrado recentemente na Ucrânia, onde a OTAN ajudou a aumentar a resiliência da Ucrânia a ataques cibernéticos como parte de nossa maneira de apoiar a reforma do setor de defesa e segurança”. O Secretário-Geral Adjunto também destacou que ainda em maio a OTAN convocará o Primeiro Conselho do Atlântico Norte de Coordenadores Cibernéticos.






Comentários