Primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez anuncia antecipação das eleições gerais para 23 de julho
- ATUALIDADES Internacionais
- 2 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

ESPANHA: Rei Felipe VI | PIB: 1.281.485 US$ | Localização: Sudoeste da Europa, na fronteira com o Mar Mediterrâneo, Oceano Atlântico Norte, Golfo da Biscaia e Montanhas dos Pirenéus; sudoeste da França | Países fronteiriços (5): Andorra 63 km; França 646 km; Gibraltar 1,2 km; Portugal 1.224 km; Marrocos (Ceuta) 8 km e Marrocos (Melilla) 10,5 km | Litoral: 4.964 km.fonte:factbook.cia;países.ibge,foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES Internacionais | 2 junho 2023 | 12h05
Mediante os revezes políticos e a vitória dos conservadores nas eleições regionais de domingo (28), o Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, anunciou que dissolveria o Parlamento e anteciparia as eleições gerais para o dia 23 de julho próximo.
As doze regiões espanholas foram às urnas e apoiaram a ala política de oposição representada pelo Partido Popular, com 31,5% dos votos. Os cargos regionais foram disputados pelos Partidos Socialista dos Trabalhadores, de Sanchez e seu aliado o Unidos Nós Podemos em concorrência com o Partido Popular e o Partido Vox, de extrema-direita.
A Presidência rotativa, com semestralidade, do Conselho da União Europeia será transferida da Suécia para a Espanha no dia 30 de julho. Administrando a instabilidade interna, o Primeiro-ministro afirmou que teria sido satisfatório para ele poder entregar normalmente seu governo em dezembro após as eleições gerais.
Commentaires