top of page

Primeira-ministra da Suécia declara que a adesão à OTAN será importante para a defesa do país

Atualizado: 5 de jan. de 2023


SUÉCIA: Rei Carlos XVI Gustav | PIB: 541.064 US$ | Localização: Norte da Europa, na fronteira com o Mar Báltico, Golfo de Botnia, Categate e Escagerraque, entre a Finlândia e a Noruega | Países fronteiriços (2): Finlândia 545 km; Noruega 1.666 km: Litoral: 3.218 km.fonte:factbook.cia,países.ibge;foto:factbook.cia



Por: ATUALIDADES | 16 maio 2022 | 11h40




Os sociais-democratas suecos romperam neste domingo com a firme decisão do partido de não aderir à OTAN, se manifestando em maioria no Parlamento, e mediante a decisão dos legisladores em favor da candidatura na OTAN, acredita-se que as discussões para a formalização iniciarão imediatamente. O líder republicano do Senado, Mitch McConnell, afirmou que devido ao apoio significativo no Congresso, a ratificação deverá ser rápida e que crê que os dois países nórdicos trarão muito para a aliança da Otan.


A Suécia e a Finlândia mantinham a opinião pública contra a adesão, mas as opiniões mudaram radicalmente com a invasão da Ucrânia. A Primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, declarou que seu país vê uma mudança histórica na política externa de segurança e defesa, ao se preparar para se tornar membro da Otan.


"Infelizmente, não temos motivos para acreditar que a tendência (ações da Rússia) se reverterá no futuro próximo e a Suécia precisa de garantias formais de segurança que vêm com a adesão à OTAN. A Suécia será melhor defendida dentro da OTAN", disse ela.


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page