Presidente ucraniano demite altos cargos do governo por corrupção
- ATUALIDADES Internacionais

- 24 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

UCRÂNIA: Volodymyr Zelensky | PIB: 155.582 US$ | Localização: Europa Oriental, na fronteira com o Mar Negro, entre a Polônia, Romênia e Moldávia a oeste e a Rússia a leste | Países fronteiriços (7): Bielorrússia 1111 km, Hungria 128 km, Moldávia 1202 km, Polônia 498 km, Romênia 601 km, Rússia 1944 km, Eslováquia 97 km | Litoral: 2.782 km. fonte:factbook. cia,países.ibge
Por: ATUALIDADES | 24 janeiro 2023 | 08h35
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, investigava suspeitas de corrupção nas áreas de energia e compras militares recebidas após a invasão russa, inteirando promessas de possíveis mudanças no governo, nas administrações regionais e nas forças de segurança. No último domingo (22), o Vice-ministro local, Vasyl Lozynsky foi demitido por fazer parte de uma rede que recebia subornos e desviava fundos orçamentários.
Mediante o anúncio do governo que ao expulsar funcionários corruptos tal ação seria um sinal a todos cujas ações ou comportamentos violaram o princípio da justiça, o Vice-chefe do gabinete presidencial, Kyrylo Tymoshenko, pediu para ser dispensado, assim como, o Vice-ministro da Defesa, Viacheslav Shapovalov, e o Vice-procurador-geral, Oleksiy Symonenko, renunciaram. "Quero ser claro: não haverá retorno ao que costumava ser no passado", afirmou o Presidente.
Em meio à tempestade na política interna, o Ministro da Defesa polonês, Mariusz Biaszczak, solicitou oficialmente nesta terça-feira (27) a permissão da Alemanha para transferir seus tanques Leopard 2 para a Ucrânia, tendo publicado: "Os alemães já receberam nosso pedido de consentimento para a transferência dos tanques Leopard 2 para a Ucrânia. Também apelo ao lado alemão para se juntar à coalizão de países que apoiam a Ucrânia com tanques Leopard 2. Esta é nossa causa comum, porque se trata da segurança de toda a Europa!".






Comentários