Presidente turco se posiciona contra o ingresso da Finlândia e da Suécia na OTAN
- ATUALIDADES Internacionais
- 19 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 30 PAÍSES | Objetivo: pacto de defesa múltipla garantindo a liberdade e segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.fonte,foto:nato.int.
Por: ATUALIDADES | 19 maio 2022 | 12h00
A Finlândia e a Suécia apresentaram na quarta-feira um pedido conjunto para ingressar na OTAN, que deverá ser aprovada por unanimidade pelo seus Membros. O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se mostrou contrário às propostas de adesão, apesar de apoiar a política de portas abertas da OTAN mesmo antes da guerra na Ucrânia, transferindo para uma esfera superior de negociações, assuntos a serem discutidos na esfera dos Ministérios das Relações Exteriores entre os dois países.
Os Estados Unidos tentaram demonstrar a amplitude das consequências de sua oposição em relação à guerra na Ucrânia e a segurança do Leste Europeu, mas, o Presidente turco estava irredutível acusando a Finlândia e a Suécia, entre outras alegações, de apoiar grupos ligados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão - PKK, e a fornecer armas a combatentes curdos sírios, que a Turquia vê como uma extensão do grupo.
"Pedimos que extraditassem 30 terroristas, mas eles se recusaram a fazê-lo". “A Suécia também impôs embargos à venda de armas à Turquia desde 2019, devido à invasão da Síria por Ancara”. "A Turquia tem mais em relação a esses países candidatos, também temos preocupações legítimas de segurança de que eles estão apoiando organizações terroristas e ainda há restrições à exportação de produtos de defesa", afirmou ele.
Comentários