Presidente Joe Biden apoia a inclusão da União Africana no Grupo dos Vinte
- ATUALIDADES Internacionais

- 16 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

UNIÃO AFRICANA UA: Macky Sall | 2002 | África do Sul | 55 Países-membros | cinco regiões geográficas | África Central: República do Burundi, Rep. dos Camarões, Rep. Centro-Africana, Rep. do Chade, Rep. do Congo, Rep. Democrática do Congo, Rep. da Guiné Equatorial, Rep. Gabonesa, Rep. Democrática de São Tomé e Príncipe, África Oriental: União das Comores, Rep. do Djibuti, Estado da Eritreia, Rep. Federal Democrática da Etiópia, Rep. do Quênia, Rep. de Madagáscar, Rep. das Maurícias, Rep. de Ruanda, Rep. das Seicheles, Rep. Federal da Somália, Rep. do Sudão do Sul, Rep. do Sudão, Rep. Unida da Tanzânia, Rep. de Uganda, África do Norte: Rep. Democrática Popular da Argélia, Rep. Árabe do Egito, Líbia, Rep. Islâmica da Mauritânia, Reino de Marrocos, Rep. Árabe Saarauí, Rep. da Tunísia, África do Sul: Rep. de Angola, Rep. do Botswana, Reino de Eswatini, Reino do Lesoto, Rep. do Malawi, Rep. de Moçambique, Rep. da Namíbia, Rep. da África do Sul, Rep. da Zâmbia, Rep. do Zimbábue, África Ocidental: Rep. do Benim, Burkina Faso, Rep. de Cabo Verde, Rep. da Costa do Marfim, Rep. da Gâmbia, Rep. do Gana, Rep. da Guiné, Rep. da Guiné-Bissau, Rep. da Libéria, Rep. do Mali, Rep. do Níger, Rep. Federal da Nigéria, Rep. do Senegal, Rep. da Serra Leoa, Rep Togolesa | Organização continental de cooperação e integração dos Estados africanos para impulsionar o desenvolvimento econômico, promover o crescimento, defender a inclusão cidadã e o aumento da cooperação entre os seus Estados.fonte:au.int/en
Por: ATUALIDADES | 16 dezembro 2022 | 10h55
A Cúpula de Líderes EUA-África foi encerrada em Washington nesta quinta-feira (15), com o pronunciamento do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiando publicamente a inclusão da União Africana no Grupo dos Vinte. "A África pertence à mesa em todas as salas. Em todas as salas onde os desafios globais estão sendo discutidos e em todas as instituições onde as discussões estão ocorrendo", declarou o Presidente norte-americano.
Atualmente, a organização internacional União Africana integra 55 países do Continente Africano onde está estabelecida a Zona de Comércio Livre Continental Africana ZCLCA ou Área de Livre Comércio Continental Africana ACLCA, iniciada em 2021, reconhecida como uma das maiores áreas de livre comércio do mundo.
Fortalecendo seus laços diplomáticos, os dois países assinaram um acordo financeiro no qual o governo dos Estados Unidos disponibilizou US$ 55 bilhões em gastos na África nos próximos três anos. O pacto promoverá o comércio e o desenvolvimento regional através de investimentos em infraestrutura, agricultura, sistemas de saúde e segurança.






Comentários