top of page

OTAN fortalece poderio militar no Leste Europeu


ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE - OTAN (NATO ing.): Jens Stoltenberg | Bruxelas, Bélgica | 4 abril 1949 | 30 PAÍSES | Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia | Aliança com pacto de defesa múltipla que garante a liberdade e a segurança dos seus membros através de meios políticos e militares.fonte,foto: nato.int.


Por: ATUALIDADES | 29 novembro 2022 | 14h30


Reunidos na Romênia nesta terça-feira (29) a convite de seu Ministro das Relações Exteriores, Bogdan Aurescu, os 30 Ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte organizaram o fortalecimento do flanco oriental da Organização e da região do Mar Negro. Uma das ressalvas da Organização no dia, está no pedido aos seus aliados que não sinalizem individualmente em apoio à Ucrânia.


Na Cúpula da OTAN em Madri na semana passada, ficou estabelecido que o contingente militar nas quatro frentes de batalha, Eslováquia, Hungria, Bulgária e Romênia, poderiam ter suas brigadas aumentadas em até 5.000 homens. Desde 2017 a Organização está instalada nos três Estados Bálticos e na Polônia, desta forma, avolumando as forças de segurança e defesa em todos estes países, tropas permanentes foram fornecidas pela Alemanha e alguns Membros em concomitância com as tropas de revezamento que foram cedidas pelos países formadores dos quatro novos grupos com batalhões de 900 a 1.300 homens.


A Organização do Atlântico Norte reestruturou seu poderio militar na Romênia, assim como, fortaleceu as defesas aéreas no país com oito caças F-18 e 130 soldados fornecidos somente pela Espanha. O Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, declarou que os"regimes autoritários de todo o mundo aprenderão que não podem conseguir o que querem com a força bruta".

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page