Organizações internacionais pedem ajuda humanitária para a Turquia
- ATUALIDADES Internacionais
- 7 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

TURQUIA: Recep Tayyip Erdogan | PIB 720.098 US$ | Localização: Sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, na fronteira com o Mar Negro, entre a Bulgária e a Geórgia, e na fronteira com o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo, entre a Grécia e a Síria | Países fronteiriços (8): Armênia 311 km; Azerbaijão 17 km; Bulgária 223 km; Geórgia 273 km; Grécia 192 km; Irã 534 km; Iraque 367 km; Síria 899 km | Litoral: 7.200 km.fonte:factbook.cia,paises.ibge, foto: rsn.ucr.ac.cr
Por: ATUALIDADES | 7 fevereiro 2023 | 08h56
Coordenando as atividades em Ancara, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que vários líderes mundiais e organizações internacionais ofereceram ajuda humanitária para as vítimas do terremoto de magnitude 7.8, ocorrido nesta última segunda-feira (6). A repercussão de seus tremores foram percebidos no Egito, Chipre e no Líbano.
Os resgates urbanos, com mais de 4.000 turcos e 1.000 sírios mortos, estão sendo efetuados com ferramentas insuficientes, densa chuva de granizo na Síria e baixas temperaturas na Turquia. As redes de equipes médicas de emergência da Organização Mundial da Saúde que fornecem cuidados de saúde essenciais aos feridos e vulneráveis, foram disponibilizadas pelo Diretor-geral, Tedros Ghebreyesus.
A União Europeia, na representação do Comissário de crise Janez Lenarcic, comunicou que dez equipes de resgate foram deslocadas imediatamente para a Turquia para ajudar nas buscas e prestar assistência, oriundas da Bulgária, Croácia, República Tcheca, França, Grécia, Holanda, Polônia e Romênia. Em um comunicado, o Secretário-geral das Organizações das Nações Unidas, António Guterres, declarou "Contamos com a comunidade internacional para ajudar as milhares de famílias atingidas por este desastre, muitas das quais já necessitavam urgentemente de ajuda humanitária em áreas onde o acesso é difícil."
Comments