top of page

ONU REJEITA DECISÃO DA ESPANHA SOBRE O SAARA OCIDENTAL

Atualizado: 2 de jun. de 2023


ESPANHA: Rei Felipe VI | PIB 1.281.485 US$ | Localização: Sudoeste da Europa, na fronteira com o Mar Mediterrâneo, Oceano Atlântico Norte, Golfo da Biscaia e Montanhas dos Pirenéus; sudoeste da França | Países fronteiriços (5): Andorra 63 km; França 646 km; Gibraltar 1,2 km; Portugal 1.224 km; Marrocos (Ceuta) 8 km e Marrocos (Melilla) 10,5 km; Nota: existe um segmento de fronteira adicional de 75 m entre Marrocos e o enclave espanhol de Penon de Velez de la Gomera | Litoral: 4.964 Km. fonte:cia.factbook;países.ibge.




Por: ATUALIDADES | 21 março 2022 | 12h00



O governo da Espanha está analisando o pedido de autonomia do Marrocos no conflito do Saara Ocidental, a ser controlado por Rabat, e que está sendo negociado pelo Conselho de Segurança da ONU. O porta-voz, Stéphane Dujarric, exortou as partes interessadas a apoiarem os esforços do enviado pessoal da ONU para o Saara, o Diplomata Staffan de Mistura, que permanece em contato com os interlocutores.


A ONU declarou que rejeita a decisão da Espanha e o anúncio do Governo espanhol. "O conflito deve ser resolvido em um processo político sob suas diretrizes" e "reitera a importância de manter o pleno compromisso (das partes) com o processo político facilitado pela ONU , em consonância com a resolução 2602 (2021)", disse Dujarric.


Esta última resolução foi aprovada pelo Conselho de Segurança em outubro passado, na qual o Conselho optou por "uma solução realista, viável, duradoura, aceitável para as partes e baseada em compromissos" e que "prevê a autodeterminação dos povos do Ocidente Sahara no âmbito das disposições de acordo com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas", completou ele.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page