top of page

O Cisne Verde ainda vive?

Atualizado: 5 de jan. de 2023


The Green Swan - Patrick Bolton, Morgan Despres, Luiz Pereira da Silva, Frédéric Samama e Romain Svartzma - Bank for International Settlements (BIS) – Suíça – 2020.




Por: ATUALIDADES | 21 abril 2022 | 08h15



Atipicamente, uma onda de calor se estendeu por toda a Antártida Oriental no mês passado, passando dos 55 graus Celsius negativos para 11,5 graus negativos, e desta forma, com blocos de gelo cada vez mais instáveis a plataforma Conger desmoronou após anos de instabilidade. O Serviço de Alterações Climáticas Copernicus informou que o gelo marinho na Antártida ficou 26% abaixo da média em março de 2022 e nos mares Ross e Amundsen, ele também foi reduzido.


Em economia, o termo Cisne Negro caracteriza um acontecimento que afeta de forma impactante a economia. Eles são inesperados e raros, seus impactos são amplos e extremos e somente podem ser explicados após o acontecimento dos fatos. Em analogia, foi criada a figura do Cisne Verde para se referir à perspectiva de uma crise financeira causada pelas mudanças climáticas.


Os dados do Instituto Copernicus têm apresentado algumas mudanças climáticas significativas, e certamente, a ocorrência futura de um desastre ambiental paralisaria toda uma sociedade, inclusive as instituições financeiras. Lutando heroicamente para não sucumbirmos ao Cisne Negro em meio à pandemia, a escassez de alimentos, o aumento da pobreza, a guerra na Ucrânia, as inseguranças na economia, alguns países continuam despertos atuando proativamente para tentar banir o esquecido fantasma do Cisne Verde.




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page