NOVO PRESIDENTE DA COREIA DO SUL PRETENDE ENFRENTAR A COREIA DO NORTE
- ATUALIDADES Internacionais

- 15 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2022

REPÚBLICA DA COREIA: Moon Jae-in | BIP: 1.637.8 96 US$ | Localização: Ásia Oriental, metade sul da península coreana na fronteira com o Mar do Japão e o Mar Amarelo | Países fronteiriços(1): Coreia do Norte 237 km | Litoral: 2.413Km.fonte:cia.gov.factbook;países.ibge. gov.br
Por: ATUALIDADES | 15 março 2022 | 13h30
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou que no fim de fevereiro a Coreia do Norte disparou outro projétil não identificado para o leste, salientando que último míssil balístico teve um alcance de cerca de 300 quilômetros e uma altitude em torno de 620 quilômetros, sendo esta uma das maiores ameaças pela qual passa o país.
A casa presidencial sul-coreana manifestou "profunda preocupação e grave pesar" e criticou o momento do teste, "quando o mundo faz esforços para resolver a guerra na Ucrânia". Por ocasião de sua saída do poder, inviabilizado de se reeleger, Moon Jae-in lembrou que um de seus objetivos foi buscar criar laços de apaziguamento, tentando soluções pacíficas com a Coreia do Norte.
No dia 09 de março a oposição governamental venceu as eleições elegendo Yoon Suk-yeol, do Partido da Força Popular, com uma margem muito pequena e ao assumir sua liderança o novo Presidente afirmou que será rigoroso com as provocações norte-coreanas e buscará cooperação com os Estados Unidos e o Japão.






Comentários