top of page

Moldávia é aprovada como candidata à UE

Atualizado: 5 de jan. de 2023


UE: Ursula von der Leyen | Países (37) Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Romênia, Suécia | Em Processo de incorporação (5): Turquia, Montenegro, Macedônia, Sérvia, Albânia | Perfil: mercado único, espaço de circulação sem fronteiras, o governo e a sociedade utilizam como moeda o euro | Princípios: liberdade, democracia, igualdade e Estado de direito, promoção da paz e da estabilidade. fonte:european-union.europa.eu




Por: ATUALIDADES | 06 maio 2022 | 11h25




No dia 03 de março a Moldávia ingressou na União Europeia seu pedido de candidatura, sendo aprovada e, na semana passada, apresentou a primeira parte das respostas do questionário sobre vários setores nacionais. Em continuidade para a realização de sua adesão, deverá a apresentar a segunda parte do questionário para a conclusão do processo.


Os Deputados Europeus solicitaram que a Comissão Europeia completasse rapidamente a avaliação da candidatura do país e que prestasse assistência necessária durante todo o processo de adesão, através de novas medidas de assistência macrofinanceira, de transporte e liberalização do comércio, bem como, de apoio aos refugiados e de ajuda humanitária. Em visita à Chisinau, o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a Comissão Europeia emitiria um relatório sobre o grau de preparação da Moldávia, Ucrânia e Geórgia para aderir à UE até ao final de junho.


O Parecer da Resolução de Candidatura declarou que “as autoridades moldavas estão sem dúvida no bom caminho ao adotarem reformas fundamentais, nomeadamente em matéria de democracia, Estado de direito, e direitos humanos”, salientando que “a União Europeia e a Moldávia devem continuar a trabalhar na integração do país no mercado único da UE e no reforço da cooperação setorial”.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page