Moldávia pede calma à nação.
- ATUALIDADES Internacionais
- 27 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

MOLDÁVIA: Maia Sandu | PIB: 11.914 US$ | Localização: Europa Oriental, nordeste da Romênia | Países fronteiriços (2): Romênia 683 km; Ucrânia 1202 km | Litoral: 0 km.fonte: factbook.cia, paises.ibge;foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 27 abril 2022 | 12h00
Transnístria, capital Tiraspol, é uma região do Leste Europeu que pertence oficialmente à Moldávia, sendo declarada independente em 1992 com a ajuda de tropas russas e ucranianas. Após uma série de explosões nos últimos dois dias na região separatista, duas danificaram uma torre de rádio e, em resposta, a Presidente da Moldávia, Maia Sandu, anunciou reforços militares nas fronteiras.
Região com cerca de meio milhão de habitantes situada entre a Moldávia e a Ucrânia, tem apoio russo desde que se separou da Moldávia. Mais de mil soldados russos atuam como forças de manutenções da paz no território separatista pró-rússia e com as investidas russas na região, as preocupações de que estas forças possam ser utilizadas para invadir a Ucrânia apenas aumentam.
Após anunciar medidas para reforçar a segurança do país, a Presidente condenou todas as ações que possam pôr em perigo a paz em todo o país e se dirigindo à nação, pediu calma. “A nossa análise mostra que existem tensões entre várias forças dentro da região, interessadas em desestabilizar a situação. Isto torna a região da Transnístria vulnerável e cria tensões para a República da Moldávia”, disse ela.
Comments