top of page

Modernos submarinos serão construídos pela Austrália e Reino Unido com tecnologia dos Estados Unidos


AUSTRÁLIA: Rei Charles III | PIB 1.423.473 US$ | Localização: Oceania, continente entre o Oceano Índico e o Oceano Pacífico Sul | Países fronteiriços: ilha | Litoral: 25.760 km.fonte: factbook.cia,países.ibge


Por: ATUALIDADES | 14 março 2023 | 14h00



Formada em 2021, a Aliança de Segurança Conjunta AUKUS entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, visava fornecer à Austrália três unidades de uma nova classe de submarinos de ataque movidos à energia nuclear, da categoria americana Virgínia. O submergível seria construído no Reino Unido e na Austrália, com tecnologia americana.


O acordo anunciado em San Diego ao término do encontro entre os Primeiros-ministros Anthony Albanese e Rishi Sunak e o Presidente Joe Biden, nesta segunda-feira (13), fornecerá tecnologia militar de última geração para um projeto a ser desenvolvido em três etapas. Primeiramente, os oficiais e engenheiros australianos serão treinados pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha para serem capacitados para operar esta nova classe de navios, em seguida, será utilizada a tecnologia conjunta pela Austrália e pelo Reino Unido que trabalharão na construção dos SSN-AUKUS nas unidades de seus estaleiros.


Após a aquisição das embarcações fechadas americanas pela Austrália, a terceira fase de produção iniciará com o Reino Unido preparado para entregar seu primeiro SSN-AUKUS à Marinha Real, no final da década de 2030. De acordo com o Primeiro-ministro Albanese, será um novo capítulo da história marcado pelo relacionamento de três países com valores compartilhados, compromisso com a democracia e visão de um futuro pacífico.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page