Milhares de Migrantes partem para os EUA durante Cúpula das Américas em Los Angeles
- ATUALIDADES Internacionais

- 7 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

MÉXICO: Andrés Manuel López Obrador | PIB 1.073.439 US$ | Localização: América do Norte, na fronteira com o Mar do Caribe e o Golfo do México, entre Belize e os Estados Unidos e na fronteira com o Oceano Pacífico Norte, entre a Guatemala e os Estados Unidos | Países fronteiriços (3): Belize 276 km; Guatemala 958 km; EUA 3.155 km | Litoral: 9.330 km. fonte: factbook.cia,países.ibge;foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 07 junho 2022 | 10h45
Uma caravana de milhares de migrantes famintos e com a roupa do corpo, reuniram-se em Tapachula, no México, em sua maioria vindos de Cuba, Venezuela e Nicarágua, como a maior migração em massa caminhando em direção aos Estados Unidos já vista nos últimos 10 anos. Através de uma carta o Instituto Nacional de Migração Mexicano (INM) expressou que reconhece que a caravana é o reflexo dos altos índices de violência e instabilidade econômica que ocorre em quase todos os países das Américas.
O Diretor do Centro de Dignificação Humana, Luís Villagrán, declarou o grupo também é formado por haitianos, salvadorenhos, hondurenhos, guatemaltecos, indianos e vários africanos. E que a carta do INM marca a primeira vez que o governo mexicano respondeu a uma caravana, podendo despontar uma significante mudança na política mexicana de migração.
Como a maioria do grupo é composta pelos três países não convidados para a Cúpula das Américas que ocorre em Los Angeles, Villagrán teme que o apoio à imigração tenha um fim político. “A imigração é usada como ferramenta política. Essas mulheres e crianças são como moedas a serem trocadas. É possível que Obrador queira usar essa caravana para parecer humanitário antes da Cúpula das Américas”, disse ele.






Comentários