Líder ucraniano nega pessoalmente ataque de drones no Tribunal Penal Internacional
- ATUALIDADES Internacionais
- 5 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

UCRÂNIA: Volodymyr Zelensky | PIB: 155.582 US$ | Localização: Europa Oriental, na fronteira com o Mar Negro, entre a Polônia, Romênia e Moldávia a oeste e a Rússia a leste | Países fronteiriços (7): Bielorrússia 1111 km, Hungria 128 km, Moldávia 1202 km, Polônia 498 km, Romênia 601 km, Rússia 1944 km, Eslováquia 97 km | Litoral: 2.782 Km.fonte:factbook. cia;ibge.paises;foto:icc-cpi.int
Por: ATUALIDADES | 5 maio 2023 | 11h45
Na sequência das alegações russas sobre um suposto ataque de drones em Moscou com o objetivo de assassinar o Presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (4) o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitou não oficialmente o Tribunal Penal Internacional na Holanda.
Sendo acusado pela Federação Russa como um ato violento e terrorista do líder ucraniano, o governo da Ucrânia negou publicamente a autoria dos atos e formalizou pessoalmente sua resposta em Haia. A confirmação da autenticidade do ataque não foi confirmada pelos Estados Unidos, que desaprovam quaisquer ataques fora dos limites do território ucraniano.
Há especulações de que a operação teria uma bandeira falsa para provocar uma ação militar mais agressiva por parte da Rússia contra a Ucrânia. Para auxiliar as investigações, o Tribunal Penal Internacional está colocando em operação o Centro Internacional para Processamento de Crimes de Agressão em Kiev, ou seja, um escritório da Promotoria que permita reunir evidências e acompanhar proximamente os fatos.
Comentarios