Lugansk propõe ao Leste Europeu votação de adesão à Rússia
- ATUALIDADES Internacionais

- 31 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

UCRÂNIA: Volodymyr Zelensky | PIB: 155.582 US$ | Localização: Europa Oriental, na fronteira com o Mar Negro, entre a Polônia, Romênia e Moldávia a oeste e a Rússia a leste | Países fronteiriços: Bielorrússia 1111 km, Hungria 128 km, Moldávia 1202 km, Polônia 498 km, Romênia 601 km, Rússia 1944 km, Eslováquia 97 km | Litoral: 2.782 km. fonte:cia.gov; paises.ibge.gov.br
Por: ATUALIDADES | 31 março 2022 | 12h00
Em agosto de 1989, cerca de 2 milhões de pessoas da Letônia, Estônia e Lituânia formaram um cordão humano de 600 km unindo os três países em demonstração ao seu desejo de se libertarem da União Soviética, mas, os tempos mudaram e no domingo último o líder separatista de Lugansk, Leonid Pasechnik, se pronunciou sugerindo que os países que desejassem aderir à Federação Russa deveriam realizá-lo por votação.
A Rússia reconheceu a Ossétia do Sul como um estado independente em 2008 após a guerra contra a Geórgia, assim como a região da Abecásia, porém, a Abecásia não planeja se juntar à Rússia , disse o Presidente do Parlamento. O Presidente Ossétia do Sul, Anatoly Bibilov, que enviou tropas para apoiar sua aliada Rússia, declarou que a votação é fundamentalmente necessária, desejando realizar um referendo em um futuro bem próximo.
De acordo com a agência russa Tass, o Ministro das Relações Exteriores da Geórgia, David Zalkaliani, já descreveu este projeto como inaceitável e Kiev afirmou que tal referendo não seria reconhecido pela Ucrânia.






Comentários