top of page

“JUSTICE OF MIANMAR” PEDE EMBARGO DO FORNECIMENTO DE ARMAS RUSSAS


REPÚBLICA DA UNIÃO DE MIANMAR: Myint Swe (interino) | Antiga Birmânia | PIB 89.261 US$ | Localização: porção ocidental do continente do Sudeste Asiático | Países fronteiriços (6): China ao norte e nordeste, Laos a leste, Tailândia a sudeste, Mar de Andaman e Baía de Bengala ao sul e sudoeste, Bangladesh a oeste e Índia a noroeste | Litoral: 1930 km.fonte: cia. factbook;países.ibge.



Por: ATUALIDADES | 28 março 2022 | 11h15



Em comemoração ao Dia do Exército de Mianmar neste domingo (27), mais de 8 mil membros das forças de segurança, aviões, tanques, caminhões com mísseis e peças de artilharia desfilaram em Naypyidaw. O líder da junta, Gen. Aung Hlaing, inspecionou por completo suas tropas, reforçando implicitamente o que declarou no início de fevereiro: “A junta "não negociará mais (...) e aniquilará os oponentes até o fim”


A Porta-voz da Organização de Direitos Humanos Justice for Myanmar - JFM - Yadanar Maung, que investiga investimentos militares no país, revelou uma lista de 19 fabricantes de armas russos que fornecem para as Forças Armadas Birmanesas. "A indústria de armas russa obtém enormes lucros com as atrocidades cometidas pelos militares birmaneses", declarou ela.


Em uma declaração conjunta – EUA, UE, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido – pediram ao exército birmanês que "pare com sua violência e restaure o caminho da democracia" e os Estados Unidos anunciaram novas sanções poucos dias depois de terem qualificado oficialmente como "genocídio" os abusos cometidos em 2017, pelos militares birmaneses contra a minoria muçulmana dos rohingyas. Para que tais decisões sejam vinculativas, Maung pede ao Conselho de Segurança da ONU que "decrete o mais rápido possível um embargo global de armas".


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page