Julian Assange será extraditado para os Estados Unidos
- ATUALIDADES Internacionais
- 20 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

REINO UNIDO: Elizabeth II | PIB: 2.764.198 US$ |Localização: Europa Ocidental, ilhas - incluindo o sexto norte da ilha da Irlanda - entre o Oceano Atlântico Norte e o Mar do Norte; noroeste da França | Países fronteiriços (1): Irlanda 499 km | Litoral: 12.429 km.fonte: factbook.cia, países.ibge
Por: ATUALIDADES | 20 junho 2022 | 10h20
Julian Assange está preso no Reino Unido desde 2019 depois de passar sete anos como refugiado na embaixada do Equador em Londres. Acusado pela Justiça dos Estados Unidos de violar leis antiespionagem ao publicar em 2010 cerca de 700 mil documentos diplomáticos e militares secretos, todos relacionados principalmente às guerras lideradas pelos Estados Unidos, no Afeganistão e no Iraque.
A entrega de Assange à Justiça norte-americana foi autorizada em abril, mas seu decreto de extradição foi assinado apenas agora. A Ministra do Interior da Inglaterra, Priti Patel, confirmou que o fundador do site WikiLeaks será extraditado para os Estados Unidos e que os advogados terão 15 dias para apelar da decisão.
Respondendo aos manifestantes e apoiadores de Assange, a Ministra declarou que "os tribunais britânicos não concluíram, nesse caso, que seria opressivo, injusto ou abusivo em termos de procedimento extraditar Julian Assange. Os juízes também não concluíram que a extradição seria incompatível com os direitos humanos, incluindo seu direito a um processo equilibrado e à liberdade de expressão. Durante sua estadia nos Estados Unidos, ele será tratado de maneira apropriada, incluindo os cuidados que envolvem sua saúde".
Comentários