Japão realiza reuniões bilaterais no G7 buscando estabilizar a paz no Indo-Pacífico
- ATUALIDADES Internacionais
- 23 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: arquipélago | Litoral: 29.751 km.fonte:factbook.cia;paises.ibge,foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 23 maio 2023 | 13h15
Os líderes da Austrália, Brasil, Comores, Coreia do Sul, Índia e Vietnã, países em desenvolvimento, foram convidados pela primeira vez para uma Cúpula do grupo das sete maiores economias mundiais, pela Presidência do Japão. Paralelamente às reuniões do G7, a nação japonesa acolheu outros países em encontros bilaterais para discutir questões regionais, como ocorreu com o Presidente da União das Ilhas Comores, Azali Assoumani, que assumiu este ano a presidência da União Africana.
Com o Primeiro-ministro Anthony Albanese da Austrália foi ratificada a importância na colaboração em recursos naturais e energia, e comemorado o progresso na cooperação em segurança realizado entre os dois países. A Coreia do Sul, vinculou-se em tríade de segurança e defesa com o Japão e os Estados Unidos.
O Vietnã, representado por seu Primeiro-ministro Pham Minh Chinh, recebeu investimentos japoneses para financiar projetos de infraestrutura, saúde, economia, administração pública pós-pandemia, assim como, o país acordou em enfrentar com o Japão as reivindicações territoriais da China para que a paz e a estabilidade regionais sejam garantidas.
コメント