JAPÃO MUDA POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO PARA ACOLHER REFUGIADOS
- ATUALIDADES Internacionais

- 18 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2022

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: Não possui fronteiras diretamente ligadas a nenhum outro território, mas próximo a ele estão a Rússia (a norte e a nordeste), as Coreias do Norte e do Sul (a oeste), a China (a sudoeste) e as Filipinas (ao sul) | Litoral: 29.751 km. fonte:cia.gov; paises.ibge.gov.br
Por: ATUALIDADES | 18 março 2022 | 11h00
As Nações Unidas estimam que mais de 4 milhões de pessoas fugidas da guerra na Ucrânia precisarão de assistência nos próximos meses. A partir de hoje - dia 18 - o Secretário-chefe do Gabinete do Japão, Hirokazu Matsuno, permitiu a entrada de ucranianos em fuga mesmo que não tenham parentes ou conhecidos residentes no Japão que os apresente. "Faremos considerações para que eles possam entrar (no Japão) sem problemas, inclusive em relação ao nosso limite de entrada", disse ele.
Nos últimos dados do Ministério da Justiça para 2020, dos 3.936 requerentes de asilo, 47 pessoas foram reconhecidas como refugiadas sob o controle de imigração do Japão e a lei de reconhecimento de refugiados e outros 44 foram autorizados a estar no Japão por razões humanitárias, embora não tenham recebido o status de refugiado. Atualmente, o país já recebeu 73 imigrantes e aguarda a chegada de um grande número de pessoas.
Os ucranianos que chegam ao Japão não recebem o status de refugiado e são chamados de imigrantes pelo governo, recebendo primeiramente residência de curto prazo por 90 dias, podendo alterar seus vistos posteriormente para o status de "atividades designadas" por um ano.






Comentários