Japão e Tailândia assinam acordo de tecnologia de defesa
- ATUALIDADES Internacionais

- 4 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

TAILÂNDIA: Maha Vajiralongkorn | PIB: 501.795 US$ |Localização: Sudeste da Ásia, na fronteira com o Mar de Andaman e o Golfo da Tailândia, a sudeste da Birmânia | Países fronteiriços (4): Birmânia 2.416 km; Camboja 817 km; Laos 1.845 km; Malásia 595 km | Litoral: 3.219 km. fonte:factbook.cia,países.ibge;foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 04 maio 2022 | 12h00
O Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o Primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-cha, assinaram em Bangkok um acordo de cooperação que permite a transferência de equipamentos e tecnologia de defesa, fortalecendo o poder militar entre eles. Na reunião decidiram colaborar oferecendo assistência humanitária à Ucrânia, já que a guerra alcançou 5,5 milhões de refugiados, desde fevereiro.
O Japão tem acordos desse tipo com outros membros da ASEAN, incluindo Filipinas, Vietnã, Malásia e Indonésia e vem aprofundando os laços na busca de promover sua visão de uma região Indo-Pacífico "livre e aberta". A Tailândia é a presidente do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico este ano, do qual a Rússia também é membro, aparentemente tendo contribuído para a postura neutra de Bangkok em relação a Moscou e sua invasão da Ucrânia.
A Tailândia é o terceiro país do Sudeste Asiático, depois da Indonésia e do Vietnã, na visita de Kishida à região e no encontro de Bangkok os líderes concordaram em coordenar conjuntamente questões regionais, tais como a situação em Mianmar, a influência da China e o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.






Comentários