Japão e Coreia do Sul pretendem renovar o GSOMIA
- ATUALIDADES Internacionais
- 14 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: arquipélago | Litoral: 29.751 km. fonte:factbook.cia;paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 14 junho 2022 | 11h20
O Ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, afirmou no 19º Instituto Internacional de Estudos Estratégicos Shangri-La Dialogue, fórum anual de defesa e segurança da Ásia, a esperança de que a inteligência militar seja compartilhada novamente com a Coreia do Sul. "Espero que haja trocas entre os dois lados para uma operação mais suave do Acordo Geral de Segurança de Informações Militares”, disse ele.
O novo presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, está demonstrando desejar que os dois países vizinhos retomem os laços políticos após desentendimentos anteriores sobre questões de guerra. O Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul, Park Jin, comentou em Washington: "Queremos que o GSOMIA (General Security of Military Information Agreement) seja normalizado o mais rápido possível juntamente com a melhoria do relacionamento Coréia-Japão".
A Coreia do Norte disparou uma série de mísseis este ano e toda a região teme que em breve os norte-coreanos possam realizar um teste nuclear. O GSOMIA, quando em vigor, permitia que o Japão e a Coreia do Sul que não têm aliança militar, compartilhassem diretamente informações confidenciais de inteligência.
Comentarios