Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos formam aliança contra Coreia do Norte
- ATUALIDADES Internacionais
- 3 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

REPÚBLICA DA COREIA (Coreia do Sul): Yoon Suk-yeol | PIB: 1.637.896 US$ | Localização: Ásia Oriental, metade sul da península coreana na fronteira com o Mar do Japão e o Mar Amarelo | Países fronteiriços (1): Coreia do Norte 237 km | Litoral: 2.413Km.fonte:cia. factbook,países.ibge;foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 03 junho 2022 | 11h30
A Coreia do Norte efetuou seu último teste de mísseis balísticos em 25 de maio último, após os encontros entre Japão, EUA e Coreia do Sul e uma reunião do QUAD. Com o objetivo de reforçar as cooperações de defesa e segurança, realizou-se em Seul a reunião do Ministério das Relações Exteriores com o Representante americano para Assuntos norte-coreanos de Paz e Segurança, Sung Kim, e os respectivos representantes sul-coreano e japonês, Kim Gunn e Takehiro Funakoshi, que decidiram formalizar o repúdio à Coreia do Norte, sobre um possível teste nuclear de Pyongyang, condenando seus repetidos lançamentos de mísseis balísticos.
Os coreanos realizaram 15 testes de mísseis balísticos desde o início do ano, violando as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e mediante tais provocações os Estados Unidos reforçaram a necessidade de fortalecer a união dos três países ocasião em que estão se preparando para uma resposta às ameaças da Coreia do Norte e um possível sétimo teste nuclear.
O Representante especial da Coreia do Sul, abrindo a reunião para que a mídia internacional participasse, afirmou que as conversações são "extremamente oportunas, considerando a gravidade da situação atual na Península Coreana" e que os três países permanecerão alerta para novas provocações. O Diretor Funakoshi declarou que acredita que a atual cooperação constituída será mais profícua no novo governo sul-coreano e reiterou que o Japão permanece aberto para um "diálogo sério e sustentado" com a Coreia do Norte.
Comments