Japão avalia reiniciar suas usinas nucleares
- ATUALIDADES Internacionais
- 9 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: Não possui | Litoral: 29.751 km. fonte:factbook.cia; paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 09 maio 2022 | 11h50
Em consequência da guerra na Ucrânia, Tóquio já anunciou que eliminará gradualmente o carvão russo e o Ministro da Indústria do Japão, Koichi Hagiuda, afirmou recentemente que o país pedirá que outras nações produtoras de petróleo aumentem sua produção. O Japão eliminará lentamente as importações de petróleo da Rússia, mantendo seus interesses em projetos de petróleo e gás no Extremo Oriente russo, declarou o Primeiro-ministro Fumio Kishida.
A decisão sobre as importações de petróleo marcou uma grande mudança para o Japão que relutou em tomá-la, enquanto tentava diversificar sua oferta. A Rússia respondeu em 2021 por 3,6% das importações japonesas de petróleo bruto, depois da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar, onde os quatro países do Oriente Médio forneceram cerca de 90% do suprimento total de petróleo.
Sob o pretexto de diversificar fontes e fornecedores de energia para reduzir sua dependência russa, o Japão está tentando reiniciar as usinas nucleares, interrompidas após a crise nuclear de Fukushima em 2011, alegando que fará uso de energia renovável e nuclear para este fim, mediante o consentimento local e a priorização de todas as medidas de segurança.
Todos os direitos reservados
Comentarios