Irã lança míssil em meio as negociações do Tratado Não Proliferação de Armas Nucleares
- ATUALIDADES Internacionais
- 27 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

IRÃ: Ebrahim Raisi | PIB: 939.316 US$ | Localização: Oriente Médio, na fronteira com o Golfo de Omã, o Golfo Pérsico e o Mar Cáspio, entre o Iraque e o Paquistão | Países fronteiriços (7): Afeganistão 921 km; Armênia 44 km; Azerbaijão 689 km; Iraque 1.599 km; Paquistão 959 km; Turquia 534 km; Turcomenistão 1.148 km | Litoral: 2.440 km.fonte:factbook.cia,países. ibge
Por: ATUALIDADES | 27 junho 2022 | 11h50
O Porta-voz do Ministério da Defesa do Irã, Ahmad Hosseini, anunciou que o país realizou o lançamento de um foguete de 25,5 m que transportou o satélite iraniano Zuljanah, de 220 kg, capaz de coletar dados em órbita e promover a indústria espacial iraniana. O lançamento ocorreu um dia após o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, viajar para Teerã para retomar as negociações sobre o programa nuclear do Irã que estão paralisadas há meses.
Durante as conversações, alguns pontos discordantes se mantêm significativos incluindo a exigência de Teerã de que Washington suspenda as sanções contra sua Guarda Revolucionária paramilitar. O Ex-presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo nuclear em 2018 e reimpôs sanções ao Irã, que respondeu aumentando suas atividades nucleares e enriquecendo urânio.
Os norte-americanos alertam que os lançamentos desafiam uma Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que pede ao Irã que evite qualquer atividade relacionada a mísseis balísticos capazes de lançar armas nucleares. A Casa Branca declarou estar ciente do anúncio do Irã e criticou a medida como inútil e desestabilizadora, enquanto isso, em 2020 a Guarda Revolucionária paramilitar do Irã lançou com sucesso um satélite em órbita, com infraestrutura militar própria e continua desenvolvendo seu programa espacial secreto paralelamente às forças armadas do Irã.
Comments