Irã e Venezuela firmam acordo de cooperação por 20 anos
- ATUALIDADES Internacionais
- 13 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

VENEZUELA: Nicolás Maduro | PIB 106.359 US$ | Localização: Norte da América do Sul, na fronteira com o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico Norte, entre a Colômbia e a Guiana | Países fronteiriços (3): Brasil 2.137 km; Colômbia 2.341 km; Guiana 789 km | Litoral: 2.800 Km.fonte:cia.gov.factbook;países.ibge.gov.br;foto:cia.gov.factbook
Por: ATUALIDADES | 13 junho 2022 | 11h05
Irã e Venezuela assinaram neste sábado (11) um acordo de cooperação com duração de 20 anos nas áreas política, petrolífera, gás e petroquímica, econômico-financeira, turismo, assim como, nas áreas de segurança e defesa. A retomada do voo Caracas-Teerã foi anunciada para 18 de julho para que os turistas iranianos venham desfrutar das belezas do Caribe, dos Andes e da Amazônia", anunciou o governo da Venezuela.
O documento foi assinado pelos chefes da diplomacia já negociados pelo líderes em ocasião anterior. Após o governo venezuelano afirmar que os dois países compartilhavam uma amizade indestrutível, durante uma visita do Presidente venezuelano a Teerã, os compromissos foram firmados pelo Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e pelo Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Alvos das sanções dos Estados Unidos, tal qual a Rússia, China, Cuba e Turquia, o Irã é um dos principais aliados da Venezuela. “A determinação do povo, das autoridades e do Presidente da Venezuela, permitiram ao país resistir às sanções. Hoje, o país (Venezuela) deixa a hiperinflação para trás e inicia o crescimento econômico. É um bom sinal que mostra que a resistência funciona e obrigará o inimigo a recuar", declarou o líder iraniano.
Comments