Ilhas Salomão assinam acordo com a China
- ATUALIDADES Internacionais
- 26 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

ILHAS SALOMÃO: Carlos III | PIB: 1.267 US$ | Localização: Oceania, grupo de ilhas no Oceano Pacífico Sul, a leste de Papua Nova Guiné | Países fronteiriços: ilha | Litoral: 5.313 km.fonte:factbook.cia,países.ibge;foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 26 abril 2022 | 10h15
O Primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, assinou um Acordo de Segurança com a China, apesar do país já possuir um acordo assinado em 2017 com a Austrália que não foi interrompido até então. Em 2019, mudando sua política internacional, o governo salomônico tomou a decisão de transferir seu apoio diplomático de Taiwan para a China.
O novo pacto gerou preocupações em todo o Pacífico, particularmente na Austrália e nos Estados Unidos, mas o líder das Ilhas assegurou que o acordo não prejudicará a segurança regional no Pacífico. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou que o pacto pedia que a China ajudasse as Ilhas Salomão a manter a ordem social, responder a desastres naturais e lidar com ajuda humanitária.
Ainda sob confirmação, algumas cláusulas do acordo elencariam a permissão de que navios chineses pudessem parar nas Ilhas Salomão, bem como, que a polícia chinesa fosse enviada a pedido de Honiara para ajudar a manter ordem social. "Peço a todos os nossos vizinhos, amigos e parceiros que respeitem os interesses soberanos das Ilhas Salomão na garantia de que a decisão não afetará adversamente ou prejudicará a paz e a harmonia de nossa região", declarou Sogavare.
Comentários