top of page

Governo filipino embarca jornalistas para registrarem ação chinesa durante patrulha costeira



FILIPINAS: Ferdinand Romualdez Marcos Jr. | PIB: 361.489 US$ | Localização: Sudeste da Ásia, arquipélago entre o Mar das Filipinas e o Mar da China Meridional, a leste do Vietnã | Países fronteiriços: Arquipélago com 7641 ilhas das quais 2000 não são habitáveis | Litoral: 36.289 km.fonte:factbook.cia,países.ibge


Por: ATUALIDADES | 28 abril 2023 | 12h30



O governo filipino desgastado pelas investidas de dominação de ilhas de seu arquipélago, por parte da China, decidiu expor ao mundo as constantes ameaças convidando três jornalistas internacionais para acompanharem a patrulha de 1.670 quilômetros, em busca de sinais de invasão, pesca ilegal e ameaças externas.


No domingo (23), dois navios de patrulha da Guarda Costeira das Filipinas, Malapascua e BRP Malabrigo, foram bloqueados pelo navio 5201 da Guarda Costeira da República da China, enquanto manobravam para entrar na foz do Second Thomas Shoal, no arquipélago de Spratly situado no Mar da China Meridional, provocando uma manobra arriscada de conduta não autorizada pelo Direito Marítimo Internacional.


Este canal é responsável pelo movimento de US$ 5 trilhões do comércio global e os chineses têm exigido a retirada dos filipinos da região. As disputas territoriais estratégicas envolvendo China, Filipinas, Vietnã, Malásia, Taiwan e Brunei são uma constante fonte de conflitos semelhantes no Continente Asiático.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page