Presidente das Filipinas autoriza permanência de militares norte-americanos no país
- ATUALIDADES Internacionais
- 22 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

FILIPINAS: Ferdinand Romualdez Marcos Junior | PIB: 361.489 US$ | Localização: Sudeste da Ásia, arquipélago entre o Mar das Filipinas e o Mar da China Meridional, a leste do Vietnã | Países fronteiriços: Arquipélago com 7641 ilhas das quais 2000 não são habitáveis | Litoral: 36.289 km.fonte:factbook.cia,países.ibge,foto:factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 22 março 2023 | 13h45
Os exercícios militares conjuntos terrestre entre Estados Unidos e Filipinas, iniciarão no próximo mês. Após este período, os norte-americanos obtiveram no início de fevereiro a permissão do Presidente filipino Ferdinand Marcos Junior, través do Acordo de Cooperação de Defesa Aprimorada, para que as forças americanas permaneçam indefinidamente em mais quatro acampamentos militares no país, além das cinco bases locais designadas pelo pacto de defesa de 2014.
O treinamento incluirá disparos de foguetes em águas profundas para simular a destruição de navios de guerra inimigos e, certamente, incomodará a República da China que reivindica a passagem marítima do Estreito de Taiwan.
Os chineses têm acusado constantemente os norte-americanos de tentar conter sua expansão e de provocar conflitos com seus países vizinhos. Apesar de aumentar a defesa costeira e gerar empregos, internamente a decisão do Presidente filipino está sendo contestada pelos líderes políticos que não têm interesse em provocar a possível presença chinesa em suas regiões administrativas.
Comments