Gaza - Conselho de Segurança da ONU se reúne em caráter de emergência
- ATUALIDADES Internacionais

- 9 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU: António Guterrez | Composto por 15 membros: 5 permanentes e 10 não-permanentes, são eleitos para mandatos de dois anos | Membros permanentes: Estados Unidos da América; Federação Russa; França; Reino Unido e República Popular da China | Membros não-permanentes: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Indonésia, Kuwait, Peru, Polónia, República Dominicana | Tem por objetivo negociar e aplicar ações que mantenham a segurança internacional e a promoção da paz mundial. fonte: https://unric.org/pt
Por: ATUALIDADES | 09 agosto 2022 | 12h05
Na noite de segunda-feira (8) o Conselho de Segurança da ONU realizou uma reunião em caráter de emergência para discutir a violência em Gaza, em um conflito que deixou quase 50 pessoas mortas incluindo 16 crianças. De acordo com o Ministério da Saúde o cessar-fogo mediado pelo Egito que foi realizado no domingo, foi uma trégua na violência e nos intensos combates sangrentos.
O enviado da ONU para o Oriente Médio, Tor Wennesland, alertou na reunião que “a retomada das hostilidades teria consequências devastadoras e que a avaliação da violência pela ONU continuaria”. “O cessar -fogo é frágil”, disse ele.
A Embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, apoiou o direito de Israel de defender seu povo e declarou “este conselho deve ser capaz de se unir e repudiar incondicionalmente o terrorismo, cujas ações imprudentes colocaram em risco a vida de civis, de ambos os lados”.






Comentários