G7 discutirá a estratégia chinesa Colar de Pérolas em Hiroshima
- ATUALIDADES Internacionais

- 16 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: arquipélago | Litoral: 29.751 km.fonte:factbook.cia;paises.ibge,foto:kantei.go.jp/ g7hiroshima
Por: ATUALIDADES | 16 maio 2023 | 14h50
Os Membros da Cúpula do Grupo dos Sete que inicia nesta sexta-feira (19) estão demonstrando severa preocupação em relação à atual estratégia chinesa na região do Indo-Pacífico. A questão a ser discutida na Cúpula concentra-se na implantação da teoria do Colar de Pérolas pela República Popular da China.
A Nova Rota da Seda “Belt and Road Initiative” ou Rota Colar de Pérolas, é um conjunto de estratégias implantadas que buscam estabelecer a liderança chinesa na região eurasiática, constituindo um sistema sinocêntrico por meio de complexas cadeias de infraestrutura física - transporte, energia e comunicação, e mecanismos de integração regional.
Visando criar uma corrente econômica chinesa que potencialize sua projeção global, está estabelecendo uma rede de instalações e relações militares e comerciais ao longo de suas linhas marítimas de comunicação que se estendem da China, passando pela Índia, Paquistão, Sri Lanka, Bangladesh, Maldivas, Somália e Porto Sudão. O planejado conjunto de infraestrutura logística e produtiva faz com que a projeção de poder da China venha futuramente dominar toda a economia da região.






Comentários