top of page

França propõe formação da Comunidade Política Europeia

Atualizado: 5 de jan. de 2023


FRANÇA: Emmanuel Macron | PIB: 2.630.318 US$ | Localização: França Metropolitana: Europa Ocidental, na fronteira com o Golfo da Biscaia e o Canal da Mancha, entre a Bélgica e a Espanha, a sudeste do Reino Unido; na fronteira com o Mar Mediterrâneo, entre Itália e Espanha - Guiana Francesa: Norte da América do Sul, margeando o Oceano Atlântico Norte, entre Brasil e Suriname - Guadalupe: Caribe, ilhas entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico Norte, a sudeste de Porto Rico - Martinica: Caribe, ilha entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico Norte, ao norte de Trinidade e Tobago - Mayotte: Sul do Oceano Índico, ilha no Canal de Moçambique, entre o norte de Madagascar e o norte de Moçambique - Reunião: África Austral, ilha no Oceano Índico, a leste de Madagascar | Países fronteiriços (8): Andorra 55 km; Bélgica 556 km; Alemanha 418 mil; Itália 476 km; Luxemburgo 69 km; Mônaco 6 km; Espanha 646 km; Suíça 525 km | Litoral :4.853 km. fonte:factbook.cia,países.ibge.


Por: ATUALIDADES | 16 maio 2022 | 10h25




O Presidente da França, Emmanuel Macron, propôs no Parlamento Europeu a organização de um novo bloco - Comunidade Política Europeia - para os países que não fazem parte da UE, como a Ucrânia e o Reino Unido, pautada na revisão de textos e tratados para a devida adequação. O Chanceler alemão, Olaf Scholz, considerou a propositura, mas esta encontra rejeição em muitos países europeus.


Tais mudanças fazem parte das 300 medidas propostas pela Conferência sobre o Futuro da Europa e aproveitando que a França terá a presidência rotativa do Conselho da UE até o final do primeiro semestre, Macron quer que a questão seja abordada com ousadia e liberdade com os líderes dos 27 Estados-Membros, na Cúpula dos dias 23 e 24 de junho.


A união política entre as autoridades francesas e alemãs tem sido significante para a União Europeia, desta forma, na última segunda-feira o Presidente francês encontrou-se com Scholz em Berlim para aprofundarem a cooperação posicionando o fortalecimento da soberania europeia no centro de suas prioridades para o futuro. "Scholz difere de Merkel na medida em que o novo governo entendeu que seria muito melhor que a Alemanha tenha um papel de liderança com a França na União Europeia", afirmou o Vice-diretor do Instituto Franco-Alemão de Ludwigsburgo, Stefan Seidendorf.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page