EUA reafirmam pessoalmente seu apoio ao Japão
- ATUALIDADES Internacionais
- 23 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

JAPÃO: Imperador Naruhito | PIB 5.057.759 US$ | Localização: Ásia Oriental, cadeia de ilhas entre o Oceano Pacífico Norte e o Mar do Japão, a leste da Península Coreana | Países fronteiriços: Arquipélago de quatro Ilhas | Litoral: 29.751 km. fonte:factbook.cia; paises.ibge
Por: ATUALIDADES | 23 maio 2022 | 11h50
Em visita diplomática realizada em Tóquio, o Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o Presidente dos EUA, Joe Biden, como líderes aliados e parceiros concordaram em fortalecer a atual aliança, ampliando a capacidade de defesa do Japão, enquanto aumentam as ameaças e as incertezas na região. "Os Estados Unidos continuam totalmente comprometidos com a defesa do Japão e saudamos a oportunidade de trabalhar mais de perto em um ambiente de segurança cada vez mais desafiador", disse Biden.
Os EUA também expressaram seu apoio para o Japão se tornasse Membro Permanente de um Conselho de Segurança da ONU reformado, assim como, o desagrado pela atitude da Rússia em ter vetado um projeto de Resolução do Conselho de Segurança, que condenaria a invasão da Ucrânia por Moscou e talvez viabilizasse caminhos para o fim da guerra, como um Membro Permanente.
Após este encontro, se cogitou a possibilidade de um retorno dos EUA a um grande Acordo de Livre Comércio do Pacífico, originalmente conhecido como Parceria Trans-Pacífico e foi anunciado que para o próximo ano a Cúpula do G7 será realizada em Hiroshima, cidade japonesa que sofreu um bombardeio atômico dos EUA em 1945, como mensagem reflexiva sobre o passado e anúncio do desejo em direção à busca por um futuro de boas relações e paz.
Comments