Dinamarca realiza referendo popular sobre participação no Conselho de Segurança da UE.
- ATUALIDADES Internacionais
- 3 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2023

DINAMARCA: Rainha Margrethe II | PIB: 356.085 US$ | Localização: Norte da Europa, na fronteira com o Mar Báltico e o Mar do Norte, numa península a norte da Alemanha |Países fronteiriços (1): Alemanha 140 km | Litoral: 7.314 km.fonte:factbbok.cia,países.ibge,foto: factbook.cia
Por: ATUALIDADES | 03 junho 2022 | 10h15
Os líderes dinamarqueses têm se privado de participar das reuniões e das decisões colegiadas do Conselho de Segurança da União Europeia, de operações militares internacionais com seu contingente de segurança e defesa e, em decorrência, ter voto participativo apesar de ser país membro fundador do bloco econômico.
Mediante o atual cenário político no Leste Europeu em relação à Finlândia, à Suécia e à guerra ucraniana, o governo dinamarquês propôs nesta semana um referendo para saber a opinião popular sobre sua adesão ao Conselho de Segurança europeu e obteve de 65,76% de aprovação nas urnas. Os dinamarqueses optaram pela coesão, decidindo participar das decisões políticas de defesa da comunidade europeia, após a mudança da opinião da sociedade e a aceitação na inserção por dois terços dos eleitores.
O Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Jeppe Kofod, declarou “espero que a Dinamarca se junte à política de defesa comum da União Europeia a partir de 1º de julho. Há uma série de passos formais antes que o país possa ser admitido no acordo de defesa”, e certamente, o próximo passo será a aprovação do resultado do referendo pelo Parlamento dinamarquês.
Comments