top of page

Croácia ingressa no Espaço Schengen

Atualizado: 3 de jan. de 2023


UNIÃO EUROPEIA: Ursula von der Leyen | Países (27) Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Romênia, Suécia | Em Processo de incorporação (5): Turquia, Macedônia, Montenegro, Sérvia, Albânia | Bloco econômico com moeda própria e com espaço de circulação sem fronteiras que tem por princípios a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de direito, a promoção da paz e da estabilidade.fonte:european-union.europa.eu


Por: ATUALIDADES | 2 de janeiro 2023 | 10h15



O acordo de Schengen assinado em 1985, que criou o Espaço de Schengen, estabelece regras específicas para viajantes garantindo a livre-circulação exclusivamente de pessoas entre os países-membros, assim como, o controle da política de fronteiras. Atualmente 25 países são participantes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça e os territórios de Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre encontram-se em fazer de implementação.


A Croácia aderiu ao bloco da União Europeia em 2013 como o 20º membro da União, sendo o Estado-membro mais jovem e neste mês janeiro ingressou no Espaço Schengen como 27º Membro, adotando o euro como sua moeda. "Se houver momentos históricos, momentos especiais que devem nos proporcionar grande honra e quando testemunhamos a conquista de objetivos estratégicos de um estado - este é um desses dias ", declarou o Primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic.


A Presidente eslovena, Natasa Pirz Musar, parabenizou a adesão croata e afirmou que “espera que seu país e a Croácia ajudem os Estados da nossa vizinhança a ingressar na UE". As nações da Bósnia, Sérvia e Montenegro aguardam a aprovação de sua candidatura.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page