top of page

Complexidade dos desafios inviabiliza que Ministros do G20 consensualizem suas decisões


GRUPO DOS VINTE G20 | 1999 | Chefes de Estado e de Governo | plataforma multilateral estratégica que conecta as principais economias desenvolvidas e emergentes do mundo | 20 Membros: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. A Espanha participa como convidada permanente | Papel estratégico na garantia do futuro crescimento econômico global e da prosperidade representando mais de 80% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e 60% da população mundial.fonte,foto: g20.org


Por: ATUALIDADES Internacionais | 7 agosto 2023 | 11h 55




As quatro reuniões que foram realizadas pelos Ministros do Grupo dos Vinte apresentaram dificuldades em compor as declarações consensuais conclusivas para as áreas de Relações Exteriores, Finanças, Energia e Clima. No último dos quatro encontros antes da Cúpula a ser realizada em Nova Delhi, em setembro, que ocorreu na cidade indiana de Chennai no fim de julho, os responsáveis pela área do Clima e Meio Ambiente discordaram em 68 questões, dentre elas: a redução de emissões, o imposto sobre o carbono e o prazo limite para a transição para a energia limpa.


"Não conseguimos chegar a um consenso, mas concordamos em muitas coisas", afirmou o Ministro do Clima do Canadá, Steven Guilbeault. O mesmo ocorreu com o Ministério da Energia em Goa que não concordou em triplicar as metas de energia renovável, nem reduzir gradualmente os combustíveis fósseis.


No início de julho, os Governadores e Chefes de Finanças dos Bancos Centrais não apresentaram uma opinião comum sobre os trabalhos mediante as divergências sobre a guerra na Ucrânia. Todas as conclusões dos quatro encontros serão encaminhadas para os Presidentes e Primeiros-ministros como um norteamento para as próximas agendas e consequentemente para a Declaração Final, orientando a Cúpula do Grupo.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page