CANADÁ – REFORÇOS AO LESTE EUROPEU
- ATUALIDADES Internacionais

- 10 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2022

CANADÁ: Justin Trudeau | PIB: 1.644.037 US$ | Localização: Norte da América do Norte, margeando o Oceano Atlântico Norte a leste, o Oceano Pacífico Norte a oeste e o Oceano Ártico ao norte, ao norte dos EUA contíguos | Países fronteiriços : EUA 8.891 km (inclui 2.475 km com o Alasca) | Litoral: 202.080 km – com 36.563 ilhas, o litoral mais longo do mundo. Fonte:cia.gov/the-world-factbook; países.ibge.gov.br.
Por: ATUALIDADES | 10 fevereiro 2022 | 14h00
Como um desdobramento do Protocolo de Minsk - 2014 - acordo assinado pela Ucrânia, Rússia, República Popular de Donetsk (DNR) e República Popular de Lugansk (LNR) para encerrar a guerra no leste da Ucrânia, foi criada a operação “Unifier” - 2015 - para apoio e treinamento dos soldados ucranianos.
O Canadá, participante desta operação, tem um contingente de 500 militares na Letônia como parte de seu destacamento militar no estrangeiro, além de apoiar e treinar os soldados ucranianos. Em consonância com o Canadá, o Ministro da Defesa da Letônia, Artis Pabriks, confirmou que “ o seu país está preparando instrutores militares para participar da Operação Unifier”.
Desde a anexação da Criméia pela Rússia - 2013 - a OTAN tem mantido grupos táticos em países como a Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia e com a gravidade dos fatos, os aliados ocidentais têm se disponibilizado para acrescentar reforços militares. A Ministra da Defesa canadense, Anita Anand, declarou em recente visita à Letônia: “Estamos procurando opções de reforço em toda a Europa do leste; nos preocupa as ameaças russas à Ucrânia”.






Comentários