CABO VERDE PREVÊ ATÉ 2030 PRODUÇÃO DE 50% DE ENERGIA ATRAVÉS DE FONTES RENOVÁVEIS
- ATUALIDADES Internacionais

- 29 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

CABO VERDE: Jorge Carlos Fonseca | PIB: 1.704 US$ |Localização: África Ocidental, grupo de ilhas no Oceano Atlântico Norte, a oeste do Senegal | Países fronteiriços: Ilhas | Litoral: 965 km.fonte:factbook.cia;ibge.paises;foto:factbook.cia.
Por: ATUALIDADES | 29 março 2022 | 10h55
O Banco Mundial registra Cabo Verde como um dos países com as mais elevadas tarifas elétricas na África subsaariana, sendo totalmente dependente da importação de combustíveis fósseis e sem qualquer capacidade de refinação no país. Com financiamento. de 15 milhões de euros pelo B.M, o país está investindo em energias renováveis e irá instalar centrais solares nas ilhas - Santo Antão, Porto Novo, São Vicente, Ribeira Brava, Maio, Fogo e Santa Maria.
O plano aprovado pelo Governo cabo-verdiano prevê a meta de 30% de produção de energia através de fontes renováveis até 2025 e mais de 50% até 2030. “Cabo Verde iniciou o seu programa de transição energética antes da pandemia. As crises acabam por demonstrar que o país está no caminho certo, que é caminhar para um setor energético progressivamente menos dependente dos combustíveis fosseis”, declarou o Ministro da Energia Alexandre Monteiro.
“Além destas ilhas centrais, há mais cinco processos de produção de energia renovável, solar e eólica, em curso, objetivando as metas de 2025 e 2030”, completou ele.






Comentários